A posse dos quatro novos deputados aconteceu logo no início da sessão plenária desta segunda-feira. O estreante Pedro Paulo Bazana, do PV e os experientes Nereu Moura, do MDB, que vai para o sétimo mandato, Elio Rusch, do DEM que vai para o nono mandato e Adelino Ribeiro, do Patriotas, que segue para o terceiro mandato, fizeram o juramento e assumiram as vagas deixadas por Fernando Francischini, Emerson Bacil, Cassiano Caron e do Carmo, todos do PSL. O presidente da casa, deputado Ademar Traiano, do PSDB, falou sobre os reflexos dessa troca das cadeiras na Alep. Segundo ele, Francischini, que presidia a Comisssão de Constituição e Justiça, será substituído de acordo com os trâmites legais que devem ser seguidos.

Se conseguir ocupar o cargo principal na CCJ, o deputado Nelson Justus, do DEM, deixará aberta a presidência da Comissão de Finanças e Tributação, que já sofrerá uma outra baixa, com a saída de Emerson Bacil. Bacil ocupava ainda outras três comissões permanentes da casa: a de Tomadas de Contas e a de Indústria, Comércio, Emprego e Renda e a de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. //

Francischini também acumulava funções no legislativo. Além da CCJ, o parlamentar fazia parte da Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos e Comissão dos Direitos da Mulher. Os bastidores políticos devem estar movimentados nesta semana. Quem está chegando, ainda espera fazer um bom trabalho, caso do deputado Adelino Ribeiro.

Elio Rusch, que nesta legislatura já tinha assumido outras duas vezes, em razão da licença maternidade da deputada Maria Victória, do PP, aposta na humildade.