Em solenidade nesta sexta-feira (27), o governador Ratinho Junior instalou oficialmente o canteiro de obras da Ponte de Guaratuba. A partir de agora, são 24 meses para a conclusão do serviço, segundo o governo do Estado. Seis meses dos 32 previstos inicialmente já foram dedicados a estudos prévios e projeto-executivo.

Para simbolizar o início das obras, o governador Ratinho Júnior fincou uma estaca de madeira no local onde será construído um dos primeiros pilares da ponte.

O canteiro de obras está instalado ao lado do terminal de embarque para o ferry-boat em Guaratuba. Enquanto durar o serviço, a travessia da Baía de Guaratuba segue com as balsas. A licença ambiental para a instalação do canteiro também foi divulgada nesta sexta-feira pelo Instituto Água e Terra.

SAIBA MAIS:


Ministério dos Transportes e ANTT devem enviar ao TCU projetos dos lotes 3 e 6 do pedágio ainda em 2023

TRF-4 derruba decisão que suspendia licença para Ponte de Guaratuba

Ponte de Guaratuba é solução para problemas no ferry boat, diz Ratinho Junior


Serão 600 trabalhadores no local nos próximos meses, de acordo com o governador Ratinho Júnior. Paralelamente será feita dragagem na baía para a sequência da operação do ferry-boat.

O investimento na Ponte de Guaratuba será de R$ 386,9 milhões. Ao todo, entre ponte e vias de acesso, a extensão do projeto chega a 3,07 quilômetros. A ponte terá comprimento de 1.244 metros, com largura útil mínima de 22,60 metros.

Estão previstas quatro faixas de tráfego de 3,6 metros cada (pista dupla em cada sentido), duas faixas de segurança de 60 centímetros cada, barreiras rígidas de concreto New Jersey de 40 centímetros, calçadas com ciclovia em ambos os lados (3 metros de largura), e 10 centímetros de guarda-corpo nas extremidades da ponte.

Na margem sul está prevista uma rótula alongada para ligação do bairro Caieiras, correção de nível da pista de rolamento e adequação de curva, além de implantação de uma alça de acesso à rua Nossa Senhora de Lourdes.

Em solenidade nesta sexta-feira (27), o governador Ratinho Junior instalou oficialmente o canteiro de obras da Ponte de Guaratuba.  Foto: CBN Curitiba

Luciano Ribeiro Pizzatto, diretor do consórcio Nova Ponte, que venceu a licitação, comentou que o projeto é desafiador, mas viável.

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, destacou que a obra vai impactar a cidade e a população, mas houve planejamento para minimizar esses efeitos.

O canteiro de obras inclui espaço para a central de concreto; central de fabricação de formas e armaduras; pátio de vigas pré-moldadas; e prédios operacionais.