Uma pesquisa realizada em Curitiba mostra que, em 2018, os partidos políticos priorizaram a internet como ferramenta de comunicação política.

O levantamento ocorreu por meio da coleta das prestações de contas anuais dos partidos políticos de e a categorização em gastos com comunicação foi classificada em: tradicionais (placas, comícios, materiais impressos e carros de som, viagens, entre outras), e modernas (internet, redes sociais, telemarketing e outras).

Alguns partidos chegaram a gastar mais de 75% da verba em comunicação nas estratégias que envolvem internet.

Além da comunicação, os demais gastos dos partidos políticos foram categorizados como: gastos com pessoal, promoção da participação de mulheres, fundações partidárias, estrutura e organização (água, luz, telefone, aluguel).

A receita dos partidos é formada a partir de recursos do Fundo Partidário, do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas, doações e transferências partidárias.

Sobre esse assunto, a CBN Curitiba conversou com coordenadora da pesquisa, a doutora em Ciência Política e professora da Uninter, Karolina Mattos.