O Governo do Paraná recebeu nesta semana o Relatório de Acompanhamento da Consulta e Audiência Pública relacionado à operação, manutenção e exploração da área de uso público da Pedreira do Atuba, que fica no município de Colombo, no limite com Curitiba.

Foram 743 contribuições registradas na consulta pública aberta no site da Paraná Parceria e nas duas audiências públicas realizadas presencialmente em meados de agosto, em Colombo e em Curitiba.

Dessas, 231 contribuições, ou 31% do total, relacionaram-se a elogios e manifestações de apoio ao projeto em geral. Também tiveram um grande número de contribuições registros de manifestações de apoio e sugestões específicas de uso como para shows, escalada, trilhas e atividades específicas.

Também houve sugestões de gratuidade de ingressos, de solicitação de integração com o Parque Atuba, de execução de um sítio geológico, de construção de uma base para o Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST), do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Ainda foram sugeridas nos levantamentos a realização de concurso de projetos de arquitetura, a normatização e organização do esporte Escalada no Parque Pedreira do Atuba e a preservação e uso do espaço para pesquisas científicas.

Entre os pontos de atenção sugeridos pelos participantes estiveram as manifestações contrárias em razão de barulho/shows/perturbação local e acerca do perigo da via, aumento do tráfego e dificuldade de estacionamento, além de manifestações de cunho ambiental.

Está prevista para a próxima semana a apresentação das respostas relacionadas à Consulta e Audiência Pública, bem como do relatório da Sondagem de Mercado realizada. Após essa etapa serão efetuados os ajustes no projeto para posterior publicação do edital de licitação.

Editado por Lucca Gomes com supervisão de Felipe Harmata