As praias do Paraná estão na rota de um projeto nacional que transforma o lixo recolhido nas areias em acessórios para surf, brinquedos e até mobiliários urbanos. É a Expedição Oceano Protegido Brasil, da ONG Eco Local Brasil, que tem a meta de retirar cerca de 30 toneladas de resíduos, principalmente plásticos, de áreas de difícil acesso e pouco habitadas.

Na próxima semana, entre os dias 9 e 13 de setembro, a expedição vai passar pela Prainha de Caiobá, Praia de Leste, Pontal do Sul e também nas ilhas do litoral do estado, segundo Filipe Oliveira, coordenador das atividades da ONG Eco Local Brasil.

Depois desse trabalho de coleta, os resíduos serão transformados em produtos como chaveiros, raspadores de pranchas e até mesmo mobiliários urbanos.

Filipe Oliveira fala ainda da importância da conscientização para a preservação dos oceanos e participação da população em geral neste projeto.

A Expedição Oceano Protegido Brasil conta com o apoio de moradores locais, projetos ambientais, parceiros, instituições e órgãos competentes que se envolverão a cada etapa. Para colaborar com a expedição, basta acessar o ecolocalbrasil.org.br.