A Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa-PR) informou ter vacinado contra a gripe quase 120 mil pessoas após a liberação da imunização para toda a população acima de seis meses de idade. A ampliação da vacinação aconteceu na última quinta-feira (2) para todos os 399 municípios paranaenses.
A prefeitura de Curitiba ainda não divulgou quantas pessoas foram imunizadas desde a liberação. Porém, números apresentados pela Sesa-PR indicam que apenas 28,7 mil curitibanos foram vacinados desde 25 de março, quando começou o processo de aplicação das doses.
No balanço apresentado pela pasta, a capital paranaense está apenas em sexto lugar dentre as cidades que mais vacinaram contra a gripe desde o início da campanha. Em primeiro lugar está Londrina, com 61,7 mil; em segundo, Maringá, com 59 mil; em terceiro, Cascavel, com 36,5 mil; em quarto, Ponta Grossa, com 34 mil; e, em quinto, São José dos Pinhais, com 28,8 mil.
As prefeituras têm dois meses para atualizar os dados no painel do Ministério da Saúde. O secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, reforçou a necessidade de que a população procure se imunizar antes da chegada do frio.
Em todo o estado, 1,1 milhão de pessoas receberam doses da vacina contra gripe. O secretário responsável pela pasta da Saúde reforçou a necessidade de que as pessoas se imunizem, para evitar sobrecarga nos atendimentos em hospitais em Unidades Básicas de Saúde (UBS).
A campanha de imunização segue até o final do mês de maio. A vacina protege contra três tipos de variantes da gripe, como a A (H1N1), a gripe A (H3N2) e a B (linhagem B/Victoria), segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).