Mais de R$ 3,5 bilhões em precatórios serão pagos no Paraná para os mais de 26 mil beneficiários a partir desse mês.

De acordo com a Justiça Federal, a expectativa é de que a União quite os precatórios expedidos em 2021 e 2022 e adiante o pagamento dos preferenciais e dos mais antigos, dentre os expedidos em 2023.

A lista de credores deve seguir ordem cronológica de apresentação dos precatórios e os casos de preferência constitucional, por todos os tribunais.

O depósito dos créditos serão feitos em conta aberta para essa finalidade, na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil. Não é possível pedir o depósito em conta pessoal. O saque é feito diretamente na agência bancária, bastando para tanto comparecer com os documentos pessoais, ou através de pedido de TED – quando o valor é transferido diretamente para a conta indicada pelo advogado da parte.

Na hora de realizar o processo, a Justiça Federal pede atenção contra possíveis golpes. É comum que criminosos tentem se passar por servidores públicos para cobrar taxas ou pedir pagamentos em troca de maior agilidade no recebimento. Porém, a Justiça informa que não há nada que possa ser feito para apressar o pagamento

Os beneficiários não precisam efetuar prévio para receber um precatório. Além disso a pessoa deve procurar o advogado ou a Justiça Federal se receber ligações ou mensagens de alguém que se diga autorizado a transferir o crédito. A população também não deve acessar links por e-mail ou WhatsApp.

Os tribunais regionais federais disponibilizam, em suas páginas na internet, ferramentas de consulta ao andamento processual. A pesquisa pode ser feita pelo número do processo, CPF ou nome da parte, no site de cada TRF. Para os paranaenses, todas as informações estão no site: trf4.jus.br/trf4/controlador.php?acao=principal&