Período de férias, época que muitas famílias viajam para aproveitar o recesso de final de ano, também aumenta a busca por serviço de segurança para residências e empresas.

A Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese) fez uma projeção de crescimento do setor acima de 18%, em 2022. No Paraná, essa estimativa é comprovada com o aumento de 15% da procura por segurança patrimonial. Segundo o presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Paraná (Sindesp), Alfredo Ibiapina, há 28 empresas ligadas ao sindicato que representam mais de 80% dos funcionários que atuam no estado.

O especialista em segurança residencial e patrimonial, que também é proprietário de uma empresa de segurança de Curitiba, Marcelo Santos, falou sobre estatísticas em relação aos furtos a residências nessa época do ano.

Marcelo Santos alertou os donos de residências sobre algumas atitudes que devem ser tomadas antes de pegar a estrada. E também o que deve ser evitado.

O proprietário da empresa de segurança falou sobre os dois principais tipos de portões eletrônicos e os cuidados adotados para evitar problemas.

Avisar os vizinhos também é outra dica importante para prevenir furtos enquanto a pessoas está aproveitando as férias.

O G1 teve acesso a um levantamento da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Paraná (Sesp), o qual apontou que entre janeiro e outubro deste ano a capital paranaense contabilizou mais de 43.500 furtos. Os números revelam aumento de 29% de furtos na comparação com o mesmo período de 2021. Na época, Curitiba registrou cerca de 33.800 ocorrências.

O três bairros que mais registraram furtos são Centro, Boqueirão e Água Verde.