Dois caminhões precisaram utilizar a área de escape da BR-376, que liga Curitiba a Santa Catarina, por conta de problemas mecânicos. Os dois veículos tiveram problemas e precisaram desviar para o local com uma diferença de menos de 30 segundos.
Imagens registradas pelas câmeras de segurança da Arteris Litoral Sul, concessionária que administra o trecho, mostram o momento em que os caminhões utilizam a área, no início da noite desta segunda-feira (22). Ninguém se feriu.
Em entrevista anterior à CBN Curitiba, o gerente de operações da Arteris Litoral Sul, José Júnior, falou sobre como o uso da área de escape se tornou algo comum entre os motoristas em situação de emergência.
No mesmo dia, mas durante a madrugada, outro caminhão, carregado com 24 toneladas de produtos diversos, utilizou a área de escape. O veículo teria apresentado pane nos freios quando acessou cerca de 60 metros do dispositivo. O motorista não se feriu.
O gerente de operações da concessionária que administra a BR-376 explica como funciona o dispositivo de segurança, que reduz a velocidade dos veículos em pane mecânica.
A BR-376 conta com duas áreas de escape na altura de Guaratuba. A primeira está localizada no km 667, onde foram registradas as ocorrências, e já foi utilizada 228 vezes. A segunda está instalada no km 671 e já foi utilizada 334 vezes.