As temperaturas em Curitiba e Região Metropolitana despencaram durante a madrugada desta terça-feira (17). A mínima registrada na capital foi de 4,8ºC, com sensação térmica chegando perto de zero grau, de acordo com dados do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a menor temperatura do ano até o momento. Já na Região Metropolitana a mais baixa foi registrada em Colombo, com  2,7ºC e  sensação térmica também na casa de zero grau.

O frio mais intenso foi registrado na região Centro-Sul no Estado e também nos Campos Gerais. Em Palmas a  mínima foi de 1,8ºC, em Guarapuava 1,5ºC e em General Carneiro 0,5ºC. Segundo Simepar, não foi observada formação de geada.

A queda nas temperaturas requer mais atenção com as pessoas em situação de rua. Conforme a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), as medidas de proteção e acolhimento incluem o fornecimento de banhos quentes gratuitos aos que vivem nos municípios e para os que estão de passagem pelas cidades. Outra medida adotada é a vigilância permanente, principalmente durante a madrugada, com buscas nas ruas, para evitar mortes por hipotermia.

A Sejuf orienta os municípios para distribuição de cobertores e agasalhos aos que não aceitam encaminhamento para abrigos.

Dulce Maria Darolt, Coordenadora da Política da População em Situação de Rua, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, afirma que as prefeituras por meio dos órgãos de assistência social devem fazer o acolhimento das pessoas  em situação de rua.

A massa de ar frio que avança pela região Sul deve trazer mais frio para esta quarta-feira (18). Na capital paranaense, a mínima prevista é de 3ºC.