Na segunda-feira (27), Curitiba começará a aplicar o 2º reforço da vacina contra Covid-19 para pessoas de 18 a 39 anos que receberam a dose única da Janssen (equivalente a 1ª e 2ª doses). A medida atende novos critérios adotados pelo Ministério da Saúde para quem iniciou o esquema vacinal com a marca. São esperadas 4.294 pessoas.
A vacina estará disponível em 107 unidades, das 8h às 17h. Os endereços estão disponíveis no www.imunizaja.curitiba.pr.gov.br.
Aqueles que não conseguirem comparecer na data divulgada devem buscar um ponto de vacinação o mais breve possível, na sequência, para regularizar o esquema vacinal. Para receber o 2º reforço, é preciso ter o intervalo 120 dias desde o 1º reforço. Quem teve Covid-19 também deve aguardar 30 dias desde o início dos sintomas para tomar a nova dose.
De acordo com a nota técnica 177, divulgada pelo Ministério da Saúde esta semana, uma atualização foi realizada no esquema vacinal das pessoas imunizadas com 1ª dose/dose única da Janssen. A vacina Janssen permanece sendo considerada dose única em seu esquema básico – ao contrário de Pfizer, Astrazeneca e Coronavac, que preveem duas doses no esquema básico.
Porém, os reforços das pessoas vacinadas com dose única da Janssen sofreram alteração. A partir de agora, todos com 18 anos ou mais vacinados com Janssen terão que receber duas doses de reforço – sendo 56 dias de intervalo desde a primeira dose e 120 dias entre o 1º reforço e o 2º reforço. Com isso, pessoas de 18 a 39 anos que tomaram Janssen no esquema básico ficarão com três doses de vacina no total, equiparando-se às que receberam imunizantes de outras marcas e tiveram, no seu esquema básico, 1ª e 2ª dose, além de um reforço posteriormente.
Além disso, a nova nota técnica do Ministério da Saúde determina também que pessoas com 40 anos ou mais que receberam Janssen em seu esquema primário poderão receber, ainda, uma 3º dose de reforço. Essa dose adicional, porém, só poderá ser aplicada 120 dias após a realização do 2º reforço.
Quarta dose
A partir da próxima quinta-feira (30), o público de 40 a 49 anos também receberá uma 2º dose de reforço – 4ª dose – , independentemente de qual tenha sido a marca utilizada no esquema básico. Já o público com 50 anos ou mais foi convocado anteriormente para receber o 2º reforço. Quem ainda não compareceu deve buscar um ponto de vacina o mais breve possível, na sequência, para regularizar o esquema vacinal.
Com informações da SMS