Com um gol de pênalti cobrado por Alef Manga, aos doze minutos do segundo tempo, o Coritiba se livrou definitivamente do risco de rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro, a duas rodadas do final da competição. O alviverde ganhou do Flamengo, por 1 a 0, neste domingo (6), no Couto Pereira, e foi beneficiado também com um tropeço do Atlético Goianiense, que empatou com o Fortaleza, por 1 a 1, na capital cearense.

Em 15º lugar com 41 pontos, o Coritiba não pode ser alcançado por Atlético Goianiense e Ceará, respectivamente o 17º e o 18º colocado, ambos com 34.

Jogos que restam para o Coritiba
Quarta, 9… Corinthians, 19h, no Couto Pereira
Domingo, 13… Cuiabá, 16h, em Cuiabá

Times que ainda tentam a permanência na Série A (dois destes três descem)
16º Cuiabá, 38 pontos
17º Atlético Goianiense, 34 pontos e 8 vitórias
18º Ceará, 34 pontos e 6 vitórias

Já rebaixados para a Série B
19º Avaí, 29 pontos
20º Juventude, 21

CORITIBA 1 x 0 FLAMENGO

Campeão da Copa Libertadores da América e da Copa do Brasil (e, consequentemente, já classificado para a Libertadores de 2023), o rubro-negro carioca escalou uma formação reserva e controlou o jogo no início, mas só criou uma grande chance neste período: Marinho chutou de fora da área e o goleiro Gabriel Vasconcellos espalmou.

Nos quinze minutos finais do primeiro tempo, no entanto, quem trabalhou foi o goleiro Hugo Souza, que fechou a casa após três investidas do dono da casa: um chute de Alef Manga, que invadiu a área; um cabeceio de Chancellor; e uma falta cobrada por Jesús Trindade.

No lance que decidiu a partida, Alef Manga cobrou pênalti após Régis ser atingido por Diego dentro da área. Com o placar na mão, o Coritiba quase ampliou: em nova cobrança de falta, o disparo de Jesús Trindade bateu na rede pelo lado de fora.

Nos últimos minutos, o Flamengo voltou ao ataque e exigiu defesa de Gabriel Vasconcellos após um chute de Mateusão, mas a arbitragem já apontava impedimento na jogada.

Livre do rebaixamento, o Coritiba tenta uma vaga para a Copa Sul-Americana. Para isso, precisa encerrar o Campeonato Brasileiro em 14º lugar, posição hoje ocupada pelo Bragantino, que tem 44 pontos, três acima da equipe paranaense.

CAMPEONATO BRASILEIRO – Série A
36ª rodada
Domingo, 6/11 – 16h – Couto Pereira
CORITIBA 1 x 0 FLAMENGO
Gol: Alef Manga aos 12 minutos do 2º tempo
Árbitro: Raphael Claus, auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis e Neuza Inês Back, todos de São Paulo
Árbitro de vídeo: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, de São Paulo
Cartões amarelos: Matías Galarza, Matheus Cadorini, Régis (Coritiba). João Gomes, Matheuzinho e Marinho (Flamengo)
Renda: R$ 862.850,00
Público: 32.021 pagantes (total: 33.304)
Coritiba: Gabriel Vasconcellos; Natanael, Chancellor, Luciano Castán e Rafael Santos; Jesús Trindade, Matías Galarza (Fabrício Daniel), Bruno Gomes (Willian Farias) e Robinho (Régis); Alef Manga e Matheus Cadorini (Léo Gamalho); técnico: Guto Ferreira.
Flamengo: Hugo Souza; Matheuzinho (Rodinei), Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas, Diego (Mateusão), João Gomes, Vidal (Erick Pulgar), Matheus França, Everton Cebolinha (Matheus Gonçalves) e Marinho; técnico: Dorival Júnior.