Números divulgados pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) indicam que os paranaenses pretendem gastar, em média, R$ 234,05 com os presentes, como ovos de chocolate, por exemplo. A pesquisa apontou ainda que 54% dos consumidores do estado pretendem comprar presentes para a Páscoa.

De acordo com a diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, a primeira dica para o consumidor é pesquisar os preços antes de comprar.

Segundo a Faciap, quanto maior a renda, maior é o índice de pessoas que realizam a pesquisa. O processo de consulta acontece, na maior parte, pelas lojas físicas, o que corresponde a 59% dos consumidores. Além disso, 53% afirmaram pesquisar também em lojas online e 25% nas redes sociais.

Juvi Aparecida Cardoso fez a pesquisa de preço e achou uma loja com os menores valores na rua XV de novembro, mas disse que não foi possível comprar o ovo de Páscoa, ela optou por uma opção mais barata.

Leoni da Silva conseguiu comprar o item com um valor mais barato depois de uma boa pesquisa e ninguém ficou de fora.

Quem faz o comércio de produtos para a produção dos chocolates caseiros notou um aumento na procura esse ano. Em uma loja especializada nos produtos, o gerente de compras, Daniel André Martel, destaca que houve um aumento de 30% nas vendas.

A aposentada Cecília Cszulik comprou produtos para a sobrinha montar ovos caseiros. Ela conta que ajuda fazendo as compras e também economiza, já que os ovos industrializados estão fora do seu orçamento.

Para quem ainda vai às compras, as dicas do Procon são verificar o selo do INMETRO nos ovos que possuem brinquedos, checar validade, e se houve redução da quantidade de produto vendida em uma embalagem, muitas vezes com o mesmo tamanho.