Parte dos atletas paranaenses dos Jogos Paralímpicos de Paris foi recepcionada nesta quinta-feira (12), na Secretaria de Estado do Esporte, em Curitiba. Ao todo, nove atletas paranaenses, somando dez medalhas, foram ao pódio dos Jogos Paralímpicos de Paris, encerrados no último domingo (8). Esse foi o melhor desempenho da história do Paraná na competição, sendo três medalhas de prata e cinco de bronze.

O atleta Miquéias Rodrigues, que conquistou medalha de bronze na canoagem, disse que o esforço valeu a pena.

O medalhista de prata no triatlo, Ronan Cordeiro, falou sobre a felicidade de conquistar uma medalha e reforçou a importância dos programas de bolsas para atletas oferecidas pelo Governo do Estado.

O atleta de badminton, Vitor Tavares, que trouxe uma medalha de bronze para casa, disse que a vitória representa a realização de um sonho.

No evento de recepção, muitos dos atletas já confirmaram que querem seguir rumo aos Jogos Paralímpicos de Los Angeles, que acontecem em 2028. Também conquistaram medalhas o canoísta Igor Tofalini (prata), a nadadora Débora Carneiro (prata), a nadadora Beatriz Carneiro (duas medalhas bronze, uma na prova de 100 metros peito e outra no revezamento 4×100 misto). Também conquistaram bronze no Futebol de Cegos os atletas Cássio Reis, Jefinho Gonçalves e Tiago Paraná.

Ao todo, o Brasil ganhou 89 medalhas, sendo 25 de ouro, 26 de prata e 38 de bronze, o que garantiu o quinto lugar à delegação brasileira, atrás apenas de China, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Países Baixos.