A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou quais são as próximas cidades que receberão o 5G, mas por enquanto Curitiba não está na lista.

Depois da cidade de Brasília, nesta sexta-feira (29), é a vez dos consumidores de outras três capitais, Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre, terem acesso ao 5G. O início da operação dessa tecnologia só foi possível após a adaptação de estações receptoras de satélite nessas cidades, segundo a Anatel.

Para Curitiba, ainda não há uma data definida para o início da disponibilização do 5G, conforme a Agência de Telecomunicações. Contudo, eles esperam que todas as capitais estejam aptas a receber o sinal até fim do mês de agosto.

Em junho, a capital paranaense começou a testar a nova tecnologia com a inauguração do primeiro poste com sinal 5G do mundo. A luminária inteligente também tem sensores que monitoram trânsito, câmera de alta resolução e wi-fi integrado. Ela está instalada na esquina entre a Avenida Cândido de Abreu com a Rua Lysimaco Ferreira da Costa, ao lado da prefeitura de Curitiba, no bairo Centro Cívico. O equipamento, ainda em fase de testes, consegue transmitir sinal num raio de até 300 metros.

A CBN Curitiba entrou em contato com a Prefeitura de Curitiba para saber como está o andamento para receber essa tecnologia e qual a expectativa de ativação do 5G na capital paranaense. Porém, a prefeitura informou que aguarda a decisão da Anatel.