Nós mulheres somos maioria, de acordo com dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Representamos 51,8% da população. Mas essa porcentagem não se reflete nos cargos e posições que ocupamos no mercado de trabalho. Aliás, estamos bem longe disso. Nas 500 maiores empresas brasileiras, apenas 13% dos altos postos são ocupados por líderes femininas. No Brasil apenas 3% dos executivos em posição de CEO são mulheres, entre as 250 maiores empresas do país, segundo dados do LinkedIn. Nada disso desanimou Juliana Treis, sócia proprietária da Chá & Arte, franquia de chás que atua em Curitiba e São Paulo e está em planejamento de expansão para Santa Catarina.

Juliana acredita nas qualidades emininas diferenciadas para se destacar no mundo corporativo.

A empresária Camile de Araújo Just queria passar mais tempo com a família, sem perder a renda. Resolveu ler sobre assunto para descobrir uma forma de unir as duas necessidades.

Recentemente, ela ganhou na categoria Empreendedora Mais Popular, com 5.574 votos do público, no Prêmio Empreendedora Curitibana 2021. Referência nas áreas de serviços remotos e carreira autônoma, Camile dá algumas dicas para quem pensa em começar.

O Prêmio Empreendedora Curitibana tem o objetivo reconhecer o trabalho e inspirar novos negócios liderados por mulheres. São escolhidas três empreendedoras em cinco categorias: Ideia Empreendedora, MEI, Micro e Pequena Empresa, Startup e Impacto Socioambiental, além da premiação especial de Empreendedora Mais Popular.