Somente no Hospital Santa Casa em Curitiba, longas filas se formam logo cedo para o teste de Covid-19. O atendimento começa às 7h da manhã e vai até 21h. Segundo a instituição, o aumento foi de 848% na procura por testes nas últimas semanas.

Segundo a superintendente executiva e secretária interina da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella Nadas, a recomendação é que o teste de covid-19 seja feito entre o terceiro e quinto dia após o início dos sintomas, visto que esse período é a melhor janela para detecção do vírus e menor risco de o resultado apontar um “falso negativo”.

A secretária interina reforça que as pessoas precisam levar a sério o isolamento, mesmo antes do resultado do exame.

Beatriz Nadas destaca que hoje, por conta da sobrecarga no atendimento nas unidades médicas tanto públicas quanto particulares, as pessoas com sintomas leves devem evitar procurar orientações presencialmente e priorizar o atendimento pela Central 3350-9000. O último levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, do final da semana passada contabiliza 15,7 mil atendimentos nas unidades exclusivas e outros 17,3 mil nas UPAs de pessoas com sintomas de gripe.

O Paraná recebeu na última semana mais de 786 mil testes rápidos de antígenos. Eles devem ser feitos em pessoas sintomáticas com suspeita de Covid-19, contatos de casos suspeitos ou confirmados e que tenham maior risco de contaminação. Desde outubro de 2021, mais de um milhão de unidades foram encaminhadas às regionais.

O teste rápido detecta o antígeno do vírus Sars-CoV-2, responsável pela infecção da Covid-19, por meio da coleta de amostra da secreção respiratória (nasofaringe) e apresenta o resultado em aproximadamente 15 minutos.