Poupando a maioria dos titulares porque prioriza a Copa Libertadores da América, o Athletico teve um grande resultado neste sábado (2), no Allianz Parque, em São Paulo, pela Série A do Campeonato Brasileiro. Com gols do atacante Vitor Roque e do meia Vitor Bueno, este de pênalti, o rubro-negro derrotou o líder da competição, o Palmeiras, por 2 a 0, e subiu da terceira para a segunda colocação. Após 15 rodadas, a distância entre os dois primeiros na classificação é de apenas dois pontos: 29 a 27.

A equipe do treinador Abel Ferreira, que escalou seus principais jogadores neste sábado, não perdia há 13 jogos na Série A (a única derrota havia sido na 1ª rodada, também no Allianz Parque, para o Ceará, por 3 a 2). E o time do técnico Luiz Felipe Scolari aumentou para 13 o número de partidas consecutivas sem derrota, somando três disputas: Série A (nove partidas), Libertadores e Copa do Brasil.

Antes do primeiro gol, a melhor finalização palmeirense foi a de Raphael Veiga, que terminou na rede pelo lado de fora, e a melhor atleticana a de Vitor Roque, que foi travada pelo goleiro Weverton. Aos 35 minutos do primeiro tempo, o lance que abriu a conta: Abner cruzou da esquerda, Rômulo ajeitou de cabeça e Vitor Roque chutou na pequena área. Depois, na tentativa do empate, Dudu arriscou da meia-lua e a bola passou perto da meta do goleiro Bento.

Aos 12 da segunda etapa, Vitor Bueno ampliou em uma cobrança de pênalti. Na jogada que causou a infração, Rômulo chutou e a bola bateu no braço de Piquerez. Em seguida, o Palmeiras teve mais posse de bola, mas esbarrou na ótima atuação de Bento e em erros de conclusão (como na jogada em que Gabriel Veron apareceu diante de Bento e tocou para fora). Aos 33 minutos, o goleiro rubro-negro evitou no mesmo lance gols de Gabriel Menino e Rafael Navarro.

O Palmeiras saiu de campo com um jogador a menos porque Gabriel Menino foi expulso aos 45 minutos da etapa final, ao atingir Terans, quando o meia atleticano avançava para a área com boa chance de fazer o terceiro gol. Aos 52, o dono da casa teve a última chance de descontar, com um chute de Gustavo Garcia dentro da área, mas a bola bateu em Bento e na trave.

Priorizando o jogo com o Libertad, marcado para a próxima terça-feira (5), às 21h30, em Assunção, pela rodada de volta das oitavas-de-final da Libertadores, o técnico Luiz Felipe Scolari escalou apenas quatro titulares no início da partida: o goleiro Bento, o zagueiro Pedro Henrique, o lateral-esquerdo Abner e o volante Hugo Moura. Vitor Roque, de 17 anos, que fez dois gols nesta semana (o primeiro foi na vitória sobre o Libertad, por 2 a 1, terça na Arena da Baixada), entrou na vaga de Pablo, atacante vetado por causa de um desconforto muscular.

Neste sábado, 39.192 pessoas assistiram a vitória rubro-negra no estádio do Palmeiras. A renda somou R$ 2.320.330,60.