A discussão do projeto e a votação, em primeiro turno, estava marcada para a sessão plenária desta terça-feira na Câmara Municipal de Curitiba. Porém, a autora do projeto, vereadora Carol Dartora (PT) pediu adiamento da votação por duas sessões.

Com o projeto, a parlamentar defende que algumas ações sejam descentralizadas e aconteçam com prioridade nos bairros mais distantes da região central. Dartora propõe que seja feita testagem gratuita na população, além de distribuição de máscaras e orientação sobre uso correto do acessório. Batizada de Programa de Conscientização e Prevenção à Covid-19 e Variantes, a iniciativa sugere que seja ofertado álcool em gel, que sejam realizadas atividades informativas para alertar sobre os riscos da doença, descarte correto das máscaras e isolamento imediato das pessoas que testarem positivo para a doença.

A vereadora Carol Dartora falou sobre as diretrizes do projeto, que foi protocolado em março de 2021, mas só agora foi colocado em votação. Disse que um dos objetivos é atender à população que mora na periferia.

Dartora também disse que pretende combater a desinformação em relação aos imunizantes e às medidas de prevenção no combate à pandemia.

Agora o projeto que institui o Programa Municipal de Conscientização e Prevenção à COVID-19 e suas variantes deve voltar ao plenário para discussões e votação em primeiro turno, na próxima semana.