Casos do novo coronavírus seguem com uma taxa de transmissão alta na capital paranaense, por isso a Prefeitura de Curitiba anunciou no fim desta quinta-feira a prorrogação do decreto municipal que prevê medidas de combate a pandemia na cidade. Conforme o documento, a bandeira amarela foi mantida, mesmo com o elevado número de diagnósticos positivos na cidade.

O levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde mostrou que os indicadores da bandeira aumentaram em 0,38 pontos em relação a semana passada, ficando em 1,91 pontos.

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, desde o início da pandemia 235.764 pessoas foram contaminadas pela Covid-19 em Curitiba, 205.667 se recuperaram da doença e 7.890 foram a óbito.

Em um dos laboratórios particulares da cidade, os testes positivos representam quase 50% dos exames realizados, como afirma o diretor técnico do LANAC, Marcos Kozlowski.

Mesmo com um cenário de recordes diários de novos casos de Covid-19, um levantamento feito pelo centro de epidemiologia da SMS mostrou uma redução de 97,3% da letalidade da doença, com o avanço da vacinação. No entanto, as medidas restritivas que preveem o uso de máscaras, distanciamento social e a redução das capacidades de estabelecimentos para 70% seguem vigentes.