Segundo orientações da Secretaria de Estado da Saúde, aquelas pessoas que estão sem sintomas de Covid-19, o período de isolamento é de sete dias, a partir da data da coleta do exame, já nos casos em que o infectado apresenta sintomas leves e moderados, a recomendação é de dez dias a partir do início das reações. Os prazos passam a contar a partir da confirmação por meio de um teste PCR ou antígeno.

A orientação é diferente da indicada pelo Ministério da Saúde, que anunciou neste mês a redução de dez para cinco dias de isolamento nos casos de pessoas que estão sem sintomas respiratórios, sem febre há 24 horas e que tenham resultado negativo nos testes; e de sete dias nos casos em que o paciente tenha sintomas leves ou moderados. A regra prevista anteriormente pelo Ministério da Saúde era de 14 dias de isolamento ininterruptos.

De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a diferença entre os períodos se dá por conta da logística de testagem nos municípios paranaenses. A decisão foi encaminhada ao Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná na semana passada.

A secretaria municipal de saúde de Curitiba recomenda sete dias de isolamento para pessoas assintomáticas e para pessoas com sintomas leves. Se após esse período os sintomas persistirem, e se o resultado dos exames der positivo o isolamento deverá ficar em 10 dias.

Segundo a secretária interina de saúde, Beatriz Batistella Nadas, caso a pessoa identifique qualquer sintoma deve se isolar imediatamente.

Durante isolamento com demais familiares que não estejam alguma síndrome respiratória a orientação é também de usar máscara mesmo dentro de casa, não compartilhar toalhas, talheres e objetos pessoais. A recomendação é para se manter em um cômodo exclusivo da casa. Isso vale tanto para as infecções por coronavírus quanto influenza (gripe).