O Ministério da Saúde confirmou o envio de mais 65.500 doses da vacina da Pfizer para a imunização de crianças no Paraná. Esta é a segunda remessa do governo federal direcionada à vacinação do público infantil.

As doses chegariam no final da noite desta segunda-feira (17) no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Conforme protocolo estabelecido pela Secretaria de Estado da Saúde, as vacinas são encaminhadas para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) para conferência e armazenamento. Estima-se que devem ser distribuídas para as Regionais de Saúde entre esta terça-feira (18) e quarta-feira (19).

Segundo informações da secretaria, a distribuição das doses será feita considerando a estimativa populacional, por município, priorizando os grupos definidos pelo Ministério. Na última sexta-feira (14), o Paraná recebeu o mesmo quantitativo de 65,5 mil doses, que permitiu dar início à vacinação infantil contra a Covid-19.

Curitiba recebeu 9.870 doses deste primeiro lote e, com isso, a campanha de vacinação contra Covid-19 para crianças teve início nesta segunda-feira. As primeiras doses estão sendo direcionadas para grupos prioritários, começando por crianças acamadas, institucionalizadas e indígenas. As equipes da Secretaria Municipal da Saúde vão até os locais onde estão as crianças desse grupo para a aplicação.

Nesta terça-feira, a imunização infantil segue com crianças de 9 a 11 anos com deficiência permanente e com comorbidades. A vacinação das crianças acontece em 10 unidades de saúde exclusivas, conforme o estoque de doses.

As novas convocações para o público infantil vão ocorrer de forma escalonada, em ordem decrescente de idade, dependendo do recebimento de novos lotes de vacina pelo município. Ao todo, a estimativa é que a cidade tenha 164.821 crianças entre 5 e 11 anos.


Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a vacinação de crianças no Paraná deve acontecer ao longo de dois a três meses, dependendo do envio das doses.

No Paraná, estima-se que um milhão e setenta e cinco mil crianças, de cinco a 11 anos, possam receber a vacina contra a Covid-19.