Assim como outras entidades, a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) emitiu nesta segunda-feira (20) uma recomendação aos clientes e supermercadistas para o uso de máscaras nos estabelecimentos. A nota ainda fala sobre distanciamento social e a utilização do álcool gel como medidas preventivas para minimizar a propagação do novo coronavírus.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba voltou a recomendar o uso de máscaras faciais para locais fechados ou ambientes abertos com aglomeração de pessoas no fim de maio. A medida se deu por causa da alta do número de novos casos e de casos ativos de covid-19.

Segundo Diego Spinoza, epidemiologista da Secretaria Municipal de Saúde, a máscara precisa ser um instrumento de prevenção inclusive para reduzir a pressão no sistema de saúde pelo aumento do atendimento por outras doenças respiratórias.

O epidemiologista diz que a meta agora é reduzir o número de casos novos de Covid-19.

A indicação do uso da máscara em Curitiba vale para transporte coletivo, terminais, estações-tubo, shows, jogos, shoppings, lojas, supermercados, entre outros. Permanece, ainda, a indicação já em vigor para uso desse equipamento de proteção em estabelecimentos de saúde e pelas pessoas com sintomas respiratórios (independentemente do local).