O transporte escolar é a principal escolha de muitos pais que não podem levar os filhos na escola. A opção costuma oferecer segurança, conforto e também pontualidade, mas é preciso tomar cuidado na hora da contratação do serviço.

De acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PR) 13.965 veículos estão autorizados a realizar o transporte de estudantes no Paraná. Em Curitiba, são 1.253 veículos. Apesar disso, os fiscais ainda encontram problemas durante as inspeções.

SAIBA MAIS:



Segundo a Associação Paranaense dos Organismos de Inspeção, o desgaste de pneus e freios é o principal problema encontrado durante as inspeções obrigatórias. É o que alerta a diretora da associação, Lilian Hedler, sobre a existência de serviços clandestinos. Ela lembra que  todos os veículos passam por duas vistorias anuais obrigatórias, feitas a cada seis meses, para que os condutores sejam autorizados.

Os condutores devem possuir habilitação categoria “D”, curso específico para o transporte de escolares e autorização do DETRAN. Algumas regras podem variar a depender do município, mas geralmente os veículos autorizados possuem adesivo que indicam a regularização.

Outra dica importante é conversar com os filhos regularmente sobre a rotina dentro do transporte. Os passageiros jamais devem se manter em pé durante o deslocamento e precisam usar o cinto de segurança.

A cabeleireira Sibele Dias da Silva contratou um serviço de transporte para levar a filha de seis anos à escola. Ela conta que levou em conta algumas observações importantes na hora de escolher a empresa e disse que considera muito importante a possibilidade de poder se comunicar com os funcionários do transporte por mensagens.

Em caso de dúvidas, a lista com todos os profissionais devidamente autorizados a prestar o serviço de transporte escolar na capital paranaense pode ser encontrado no site da Urbs: https://www.urbs.curitiba.pr.gov.br/transporte/escolar

Qualquer tipo de irregularidade pode ser denunciada pelo telefone 156.