As aulas do ensino público e particular do estado do Paraná foram retomadas nesta segunda-feira (5). Na Escola Estadual Anibal Khury Neto, no Bairro Uberaba, em Curitiba, o secretário de Educação do Paraná, Roni Miranda projetou as expectativas para o ano de 2024 na educação paranaense.

Uma das principais iniciativas do governo do estado tem sido a implantação do sistema de ensino integral, que passou de 73 unidades em 2019 para 412 em 2024.

Roni Miranda frisou que essa é uma ampliação para atender mais de 85 mil alunos, que passam agora nove horas na escola, com cinco refeições ao dia e atividades extras que colaboram para a criação de um currículo para o mercado de trabalho.

O secretário explica que, para não reduzir o número de vagas em escolas que já estariam em sua capacidade total, foi feito um estudo de salas de aula com vagas ociosas.

 

Outra iniciativa educacional no Paraná faz parte de um projeto-piloto, que funciona justamente na escola Anibal Khury Neto. A parceria público-privada (PPP) foi implantada em 2023 e está sob análise para garantir os resultados esperados. Sandra Mara Bordignon, é diretora do colégio e pontua que com a entrada de uma administração privada ela teve mais tempo para gerir a programação pedagógica.

Joyce Mateus de Carvalho, tem 15 anos e estuda há pelo menos cinco anos na instituição. Ela conta que estava ansiosa para o retorno das aulas e que vê na nova modalidade de administração chances de conseguir mais oportunidades.

O projeto de PPP ainda está em fase de análise e foi adotado, além da escola em Curitiba, em uma instituição em São José dos Pinhais. Se o rendimento dos alunos e administração comprovar boa eficácia a Secretaria de Educação pode estudar ampliar o projeto.