Um levantamento divulgado nesta quarta-feira (10) mostra que 86,3% dos participantes, que moram no Paraná, têm a intenção de realizar alguma viagem dentro do próprio Estado até o fim do ano. A maioria (46,3%) pretende se deslocar ao Interior, outros 40,3% para o Litoral e 13,4% para a Capital. Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo e Percepções da População do Paraná sobre o Turismo, da Secretaria estadual do Turismo.

Dos participantes, 61,2% (1,1 mil pessoas) procuram fazer, pelo menos, uma viagem ao ano e 44,2% (mil pessoas) viajam quando têm oportunidade. De acordo com a maioria (74,6%), a motivação para viajar é lazer ou passeio. Também foi apurado que a intenção é visitar parentes ou amigos (14,4%); participar de eventos (6,2%); a trabalho ou negócios (4,4%); e tratamento de saúde (0,3%).

Já o tipo de hospedagem preferido é o hotel com 31,7% das respostas, 16,9% imóvel alugado, 16,5% imóvel de parentes ou amigos e 15,1% em pousada.

João Alceu Rigon Filho, presidente da Associação Brasileira das Agencias de Viagens (ABAV) no Paraná, afirma que as agências já estão se preparando para essa demanda. Ele comenta ainda sobre a recuperação do setor após a pandemia de Covid-19.

Além da busca da opinião de viajantes, a pesquisa também levantou a percepção a respeito dos benefícios que o turismo traz para seus municípios. Para 72,2% o setor beneficia a economia local. Para 54,1% o benefício é na geração de empregos. O turismo é considerado bom para 36,8% e 35,8% acham que ele ajuda a preservar e celebrar a cultura.

Lucas Dezordi, assessor econômico da Fecomércio PR, lembra que há um reflexo também no preço das passagens aéreas.

A pesquisa também revelou que 42,6% fizeram entre duas e quatro viagens de lazer nos últimos 12 meses; 30,6% viajaram uma vez no mesmo período; 11,9% mais de quatro vezes e 14,9% não viajaram.

Esta é a 2ª edição do levantamento, que tem o objetivo de conhecer a opinião, experiências, sugestões e percepções da população paranaense sobre o setor. A pesquisa foi realizada entre 26 de abril e 31 de maio, de forma online, abrangendo todas as regiões do Estado.