Muita gente se reuniu na manhã deste sábado (07), no Centro Cívico, para acompanhar o tradicional desfile cívico-militar que marcou os 202 anos da Independência do Brasil. Cerca de 6.200 pessoas, entre civis e militares, participaram do desfile, segundo estimativa do Governo do Estado.

O comandante da 5ª Divisão de Exército, general de divisão Ricardo José Nigri, destacou o momento de celebração como um compromisso com o patriotismo e com o legado da independência.

 

No desfile, o público pôde acompanhar revistas da tropa da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército, desfile de colégios públicos estaduais e também de diversas associações e agremiações.

Além disso, também houve o desfile a pé e motorizado com a presença de tropas da Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar do Paraná, Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, Polícia Civil, Polícia Penal, Polícia Científica, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Curitiba, além da participação de instituições governamentais não militares, como Defesa Civil.

A aposentada Maria Aparecida acompanha o desfile todos os anos e disse que gosta muito deste momento. Ela estava na expectativa para ver o Corpo de Bombeiros.

A solenidade também contou com a apresentação de bandeiras, uniformes e veículos históricos utilizados pelas forças de segurança no Paraná, com apresentação de ex-integrantes do Batalhão Suez, que foi a primeira Operação de Paz com participação do Brasil. Foram apresentadas 280 viaturas, entre elas os tradicionais blindados do exército, além do sobrevoo de aeronaves.

O estudante Thomas Henrique acompanhou o desfile pela primeira vez para prestigiar um amigo que é sargento do exército. Ele disse que gostou da celebração da independência e destacou a oportunidade para aprender um pouco mais sobre as forças de segurança.

Ao todo, desfilaram cerca de 300 militares, entre policiais e bombeiros, além de quase 400 alunos de colégios estaduais e cívico-militares.