O combate a violência política e a promoção na acessibilidade a eleitores com deficiência serão um dos principais focos de atuação do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). A afirmação foi feita durante a posse do novo presidente do Tribunal, Sigurd Roberto Bengtsson e do novo vice-presidente e corregedor, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, realizada nesta quinta-feira (1º). A gestão vai atuar no biênio 2024-2025.

SAIBA MAIS:



Segundo o presidente, Sigurd Bengtsson, o TRE vai incentivar a participação de pessoas com deficiência na vida política como eleitores, com auxílio do Núcleo de Diversidade e Inclusão da Justiça Eleitoral do Paraná. Além disso, a ideia é incentivar a inscrição dessas pessoas como mesários.

Outra mudança no Tribunal é o lançamento da Ouvidoria da Mulher, que vai ter como objetivo receber denúncias e auxiliar mulheres que recebam ameaças relacionadas à vida política. A iniciativa faz parte da criação da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual.

A desembargadora Claudia Cristina Cristofani foi nomeada para o cargo da ouvidoria. Já para a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual foi designada a Dra. Andrea Fabiane Groth Busato.

O primeiro turno das eleições municipais acontece no dia 6 de outubro, mas os trabalhos políticos para as candidaturas começam bem antes. Entre 7 de março de 5 de abril, vereadoras e vereadores poderão trocar de partido para concorrer às eleições sem perder o mandato.

Já a data final para que todas as legendas e federações partidárias obtenham o registro dos estatutos no TSE é dia 6 de abril. Pessoas que precisaram tirar o título de eleitor, realizar a transferência de domicílio ou alterar local de votação terão até 8 de maio para efetuar os processos.