O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, alertou que as “deepfakes” poderão vir “com força total” durante as eleições municipais de 2024 no Paraná.

Segundo o vice-presidente, Luiz Osório, as principais informações falsas sobre as eleições devem vir de ferramentas como essa, que acabam disseminando vídeos e imagens por meio das redes sociais.

O “deepfake” é uma tecnologia utilizada, por meio de diversas ferramentas, que permite a manipulação artificial de imagem e som. Dessa forma usuários conseguem atribuir qualquer fala a uma pessoa.

SAIBA MAIS:



Como essa não é a única forma de disseminação de conteúdos falsos, o TRE também deverá combater as “fake news” por meio da divulgação de conteúdos educativos sobre o processo eleitoral, bem como campanhas em escolas.

Atualmente o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná possui uma central para combate à desinformação. Por meio da página Gralha Confere, é possível tirar as principais dúvidas e acompanhar a divulgação de novas informações ao longo do ano.

De acordo com o TSE, o primeiro turno das eleições municipais está marcado para o dia 6 de outubro deste ano. Um eventual segundo turno deve ocorrer no último domingo do mês (dia 27), nas cidades com mais de 200 mil eleitores em que a candidata ou candidato mais votado à Prefeitura não tenha atingido a maioria absoluta, isto é, metade mais um dos votos válidos (excluídos brancos e nulos).