Até que a obra seja concluída, veranistas e moradores que precisam utilizar o ferry boat devem ficar atentos ao funcionamento das balsas, pois com interrupções no serviço é necessário procurar rotas alternativas para deslocamentos, como a situação que aconteceu no domingo (10). Durante quase todo o dia, os funcionários da Internacional Marítima entraram em estado de greve e a oferta do serviço caiu para 30%, ou seja, havia apenas uma balsa para fazer a travessia da Baía de Guaratuba. Com isso, formaram-se longas filas.

No fim da tarde, um acordo firmado entre o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Marítimos e Fluviais de Paranaguá e Empregados Terrestres de Empresas Aquaviárias, Agenciadoras Marítimas e Atividades Afins no Estado do Paraná (Settapar), o Ministério Público do Trabalho e a Internacional Marítima colocou um ponto final na greve que foi iniciada ainda durante a manhã.

Após a aceitação de uma proposta, o serviço voltou a operar normalmente, mas a fila continuou até as 22h, segundo a empresa que opera o ferry boat.

O Tenente Sidinei Hudach, da Polícia Rodoviária Estadual, falou o que os motoristas devem fazer quando houver restrição de tráfego na travessia da Baía de Guaratuba.]

É importante ressaltar que a alta procura pela travessia também se deve ao fato do serviço não ter custo algum para os motoristas. A isenção ocorre até dezembro deste ano. Após esse período, a travessia volta a ser cobrada normalmente.

Obra Ponte de Guaratuba

Em junho, a Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), informou que deu início a uma nova etapa nas sondagens da Ponte de Guaratuba, com a realização de 12 perfurações subaquáticas.

A sondagem de percussão é empregada para determinar a densidade do solo e a presença ou nível do lençol freático no local, informações que determinam as soluções necessárias para execução dos serviços nos acessos à futura ponte. Os trabalhos de sondagem compõem cerca de 25% das atividades previstas para os projetos da obra.

O cronograma da Ponte de Guaratuba prevê um prazo de seis meses para concluir a etapa atual, com as obras começando ainda no segundo semestre deste ano. O investimento total será de aproximadamente R$ 387 milhões.