A região do km 40 da BR-277, atingida por deslizamento de pedras no começo do ano, deverá ser prioridade nos planos de recuperação da estrada pela nova concessionária responsável pelo trecho. A empresa EPR Litoral Pioneiro assume a concessão nesta quarta-feira (28).

A confirmação foi feita pelo diretor-executivo da EPR Litoral Pioneiro, Roberto Longman, durante cerimônia de oficialização no novo contrato realizada nesta segunda-feira (26). Ele explicou que a empresa também conta com um sistema de gerenciamento de encostas para evitar novos deslizamentos.

O cronograma para o início das obras emergências não foi definido, mas os primeiros reparos devem começar no mês de março e fazem parte do projeto de requalificação das vias, previsto para esse primeiro ano. Já os investimentos mais profundos de obras devem acontecer no segundo ano, com início da entrega dos serviços no terceiro ano.

Além da Serra do Mar, a concessionária também é responsável pela conexão rodoviária com o Porto de Paranaguá. A previsão é de que seja realizado um plano operacional para melhorar o fluxo na principal via de escoamento do setor agropecuário paranaense. Serão instaladas vias marginais, viadutos e trincheiras no perímetro urbano de Paranaguá, próximo ao Porto de Paranaguá.

Enquanto as obras serão divididas por prioridades e em diferentes períodos, os serviços emergenciais para atendimento aos condutores já estarão disponíveis a a partir de 28 de fevereiro. Usuários poderão acionar ambulâncias e guinchos pelo telefone 0800 277 0153 em todos as rodovias sob responsabilidade da concessionária.

SAIBA MAIS:



O início da operação não significa que haverá retomada imediata das cobranças, que devem ser retomadas até o fim de março, conforme previsão da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). O órgão federal deverá comunicar com um prazo mínimo de 10 dias de antecedência a data exata em que as tarifas serão cobradas nas praças de pedágio, bem como os valores.

A EPR é responsável pelo Lote 2 de rodovias, que envolve 605 quilômetros das rodovias BR-153, BR-277 e BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 em trechos que passam por Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro.

O contrato inclui a duplicação de 350 quilômetros, 138 quilômetros de faixas adicionais, 73 quilômetros de vias marginais e 72 quilômetros de ciclovias. Serão ainda 107 novos viadutos, 52 passarelas, 35 pontos de correção de traçado e oito passa-faunas.