As concessionárias responsáveis pelos lotes 1 e 2 do pedágio assinaram o contrato para assumir mais de mil quilômetros de rodovias nesta terça (30), durante cerimônia em Brasília. O Lote 1 corresponde às rodovias federais BR-277, no trecho entre Curitiba e Prudentópolis, BR-373, BR-376 e BR-476; e as estaduais PR-418, PR-423 e PR-427. A área será administrada pela Concessionária Via Araucária. O Lote 2 contempla as rodovias BR-277, no trajeto entre Curitiba e o litoral, BR-153 e BR-369; e a PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 e vai ser administrado pela EPR Litoral Pioneiro.

Durante a assinatura dos contratos, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), disse que o Paraná sofreu prejuízos com as antigas concessões com a falta de obras e destacou que o novo modelo deve trazer os serviços necessários por um menor custo.

As empresas vão administrar os sistemas rodoviários pelos próximos 30 anos e devem investir R$ 30,4 bilhões – somados investimentos e serviços operacionais – nos 19 trechos de estradas que compõem os dois lotes. As áreas De atuação abrangem 41 municípios.

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De acordo com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, os lotes 1 e 2 contemplam obras de duplicação e áreas de descanso para motoristas.

Com base na tarifa estipulada no edital do lote 1 e o desconto aplicado, as taxas para veículos de passeio devem de R$ 7,51, na praça de São Luiz do Purunã, R$ 9,90 na Lapa, R$ 9,46 em Porto Amazonas, R$ 8,67 em Imbituva e R$ 8,83 na praça de Irati. Motos não pagam.

Já para o lote 2, dentre os principais valores estão o pedágio em São José dos Pinhais, na descida da serra na BR-277 e principal trajeto para o Porto de Paranaguá, com tarifa de R$ 19,54. Na praça de Carambeí, na PR-151, o valor cobrado será R$ 9,82. Já para a nova praça de Jacarezinho o valor cobrado será de R$ 10,39.

As duas primeiras concessões fazem parte de um pacote de seis lotes desenhado pelo Governo do Estado e o governo federal após a contratação de um estudo em 2019. São 3,3 mil quilômetros em todas as regiões do Paraná.

Ele prevê uma nova modelagem de leilão, pela tarifa mais baixa, e um grande pacote de obras, que prevê 1,8 mil quilômetros de duplicações e diversas melhorias estruturais para o desenvolvimento dos municípios do Estado.

As duas concessionárias estão trabalhando nas estruturas das praças de pedágio desde o final do ano passado, mas o prazo da concessão só passa a contar a partir da Data da Assunção, caracterizada pela assinatura do Termo de Arrolamento e Transferência de Bens, o que deve ocorrer nos próximos 30 dias.