Os pedágios das concessionárias responsáveis pelos lotes 1 e 2 de rodovias no Paraná podem começar a operar nas estradas em 30 dias, segundo o Governo do Estado. Os dois primeiros lotes incluem rodovias como a BR-277 e BR-376, um dos principais eixos para o transporte no estado. Ao todo, foram pouco mais de dois anos sem concessões no Paraná.
Com a assinatura dos contratos oficializada nesta terça (30), o sistema rodoviário e os bens deverão ser transferidos às concessionárias, dentro de 30 dias, mediante a assinatura do Termo de Arrolamento e Transferência de Bens entre as concessionárias, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O primeiro lote vai ser administrado pela concessionária Via Araucária e engloba as rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427, que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Região Centro-Sul e Campos Gerais.
SAIBA MAIS:
Entre as principais obras previstas para estes trechos estão a duplicação total da BR-373, entre Ponta Grossa e Prudentópolis, a duplicação da BR-277 entre Balsa Nova e Prudentópolis e do Contorno Norte de Curitiba entre o trevo de Campo Largo e o acesso a Colombo, além da construção de faixas adicionais no Contorno Sul de Curitiba.
O diretor-presidente da Via Araucária, Sérgio Santillan, disse que os primeiros serviços devem envolver a recuperação das pistas.
O segundo trecho vai ser administrado pela concessionária EPR Litoral Pioneiro envolve trechos das rodovias BR-153, BR-277 e BR-369 e das estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855 em trechos que passam por Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro.
Por meio de nota, a EPR confirmou que deve assumir a administração dos trechos em cerca de 30 dias, após conclusão da etapa de arrolamento dos bens, e informou que os “serviços de guincho e ambulâncias com atendimento médico pré-hospitalar, bem como disponibilização de Bases de Apoio Operacional e 0800, serão disponibilizados no primeiro mês a partir da data de arrolamento do contrato que deve ocorrer no fim de fevereiro”.
Esse novo modelo de pedágio foi proposto após o governo do Paraná encerrar as concessões antigas, no ano de 2021, devido à insatisfação com a maneira como os contratos eram geridos no estado.
Durante a cerimônia de assinatura das concessões, o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, disse que o novo modelo não foi baseado no valor da outorga, como aconteceu anteriormente.
Nos últimos dois anos, as principais ligações rodoviárias paranaenses ficaram sob cuidado do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).