O objetivo do Executivo estadual é trabalhar em parceria com o governo federal na ampliação do modal ferroviário do Paraná. Para reforçar esse trabalho, o secretário nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, visitou as cidades de Curitiba e Paranaguá para conhecer os novos projetos, entre eles a Nova Ferroeste e o Moegão. Tanto Curitiba quanto Paranaguá lideram o ranking nacional de conflitos urbanos com os trilhos, já que o trânsito ferroviário interrompe algumas ruas, em razão da grande circulação de trens dentro dessas cidades, que têm grande número de habitantes e circulação constante de pedestres e veículos.

Um dos destaques da visita foi o acesso ao Porto de Paranaguá. No futuro, o porto vai concentrar os trilhos da Malha Sul, que é a malha atual e da Nova Ferroeste, projeto do governo paranaense, com 1.567 km de malha ferroviária, que vai interligar a estrutura portuária a cidade de Maracaju, no Mato Grosso do Sul, passando por Guarapuava, Cascavel e Guaíra, com ramais em Foz do Iguaçu e Chapecó, em Santa Catarina. Para complementar o projeto, também está em fase de construção o Moegão do Porto de Paranaguá. A nova moega ferroviária vai centralizar a descarga dos trens que chegam ao complexo portuário. Com o Moegão, a capacidade diária de tráfego vai passar de 600 vagões para 2 mil vagões. Além disso, terá capacidade de descarregar 180 vagões em três linhas independentes de desembarque ao mesmo tempo.


SAIBA MAIS:


O atual contrato que está em vigor com o governo federal encerra em menos de três anos, em fevereiro de 2027, e já há debates sobre a renovação, com inclusão de alguns dispositivos que contemplem o mercado produtivo dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Outro ponto importante nessa discussão é a fase de licenciamento a Nova Ferroeste, que deve acrescentar 970 quilômetros à malha estadual.

O coordenador do Plano Estadual Ferroviário, Luiz Henrique Fagundes, falou sobre o contrato da Malha Sul.

A malha ferroviária estadual também foi tema de uma reunião realizada pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), no início dessa semana, que debateu formas para modernização e melhoria da capacidade das ferrovias estaduais. O encontro foi organizado pelo Conselho Temático de Infraestrutura da Fiep e contou com a presença de empresários, representantes dos governos estadual e federal, entidades de classe, parlamentares e especialistas do setor.

O presidente da Fiep, Edson Vasconcelos, falou da renovação do contrato da Malha Sul.

Os representantes do setor agropecuário contam com a modernização do sistema ferroviário que é essencial para dar vazão à demanda de exportação do estado.

A reunião também discutiu o projeto da Nova Ferroeste, que deve ampliar a malha ferroviária no Paraná, que estima reduzir o custo logístico em 28%. Atualmente, o projeto está na fase final do processo de licenciamento prévio antes de ser liberado para o leilão.

As reuniões regionais para tratar especificamente das questões de infraestrutura serão realizadas nos próximos meses e servirão para iniciar uma nova atualização do Plano Estadual de Logística em Transporte (PELT).