O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, informou que a ponte que ligará Matinhos a Guaratuba deverá ficar pronta na temporada de verão de 2026. Em entrevista ao CBN Curitiba 1ª edição desta quarta-feira (31), ele afirmou que o cronograma para a obra está mantido e que a construção será entregue em cerca de dois anos.

O responsável pela pasta contou que todos os estudos necessários foram realizados e que mais de 100 apontamentos apresentados por órgãos relacionados ao cuidado com a questão ambiental foram respondidos. O próximo passo, segundo ele, será a instalação das fundações. Em 10 de janeiro, uma nova balsa de apoio marítimo foi instalada na baía onde acontecem as obras.

A construção da Ponte de Guaratuba é administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). Estão sendo instalados 23 apoios para sustentar o tabuleiro de 1,2 quilômetro de extensão. Em meio às obras, o secretário criticou duramente questionamentos que ele considera inviáveis.


SAIBA MAIS:


A primeira balsa para a construção da ponte começou a operar em 22 de novembro do ano passado e o projeto exigirá até 10 embarcações em determinados pontos. Ao todo, existem 67 vigas pré-moldadas de 41 metros e 120 toneladas cada. A obra também prevê construções e melhorias no acesso à ponte. Hoje, o trajeto entre as cidades é feito pelo ferryboat.

O local passa pela implantação do canteiro industrial e da sede administrativa da obra em Guaratuba. Também estão sendo realizados programas ambientais para a obtenção do licenciamento ambiental de instalação. Até o momento, a obra já exigiu mais de R$ 11 milhões de investimentos por parte do governo estadual, de R$ 386,9 milhões previstos.