O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) aprovou e disponibilizou o Plano Funcional da obra da nova Ponte de Guaratuba e também dos acessos. De forma geral, o plano define o traçado do projeto a ser instalado na travessia da Baía de Guaratuba, que vai facilitar o trânsito entre os municípios de Guaratuba e Matinhos, que atualmente só pode ser feito pela travessia com balsas e ferry-boats.

O plano leva em consideração estudos do traçado, definido no anteprojeto, além de estudos de tráfego, topográficos, hidrológicos, geológicos, geotécnicos, geodésicos, bem como todas as variáveis e interferências com as vias e acessos existentes, para verificar se existe a necessidade de obras complementares de interseções, acessos ou obras de arte especial.

Para quem tiver interesse e quiser acessar, o arquivo, em formato pdf, está disponível para ser baixado na página do DER. Apesar de ter apenas cerca de 9 megas, apresenta um detalhado mapa com dimensões de 2m x 0,5m.

Os acessos aos lotes lindeiros ainda serão incluídos no plano funcional, já estando com os estudos avançados.

A Ponte de Guaratuba terá 1.244 metros de extensão, com um vão principal de 160 metros, já a dimensão do canal de navegação terá 17 m de altura e 90 m de largura. Quanto aos acessos, o projeto totaliza no eixo principal a extensão de 1.826 metros, sendo 951 metros no lado de Guaratuba e 875 metros no lado de Matinhos. Dentro do projeto está prevista também a implantação de vias locais e conexão à Estrada de Cabaraquara.

Para facilidade de locomoção será duplicada a PR-412 e implantados passeios com ciclovia ao longo de todo o acesso. Outras soluções de engenharia, como contenções com cortina atirantada e terra armada serão executadas. Para melhor acomodar o tráfego e garantir a fluidez da circulação em todos os acessos, está prevista a implantação de 5 dispositivos de retorno.

Até o momento já foram investidos R$ 7.261.349,08 na etapa atual da obra, que inclui a elaboração dos projetos básicos e executivo de engenharia, elaboração de estudos e avaliações para obtenção de licenças ambientais e agora também a instalação do canteiro de obras.

*Redação com Assessoria