Até agora o Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, tem a média de 50 voos cancelados devido às chuvas que afetam o Rio Grande do Sul. São 25 partidas e 25 chegadas canceladas.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, de Porto Alegre, foi fechado, na noite de sexta-feira (3) pelo elevado volume de chuvas. Não há previsão de reabertura.

SAIBA MAIS:



Eden Pisani Júnior, gerente do Aeroporto Internacional Afonso Pena, orienta que o consumidor procure  as companhias aéreas para verificar e checar a possibilidade de remarcação de voos para a capital e outras cidades da região sem cobrança de taxas.

Por meio de nota, companhia Azul disse que os clientes afetados deverão ficar atentos às comunicações que serão disparadas via e-mail, SMS e WhatsApp, e que também estarão disponíveis no site e aplicativo. A Azul disse também que vai oferecer voos extras para demais aeroportos da região, para atender eventual demanda decorrente da interrupção da operação no aeroporto Salgado Filho.

Assim, demais Clientes que possuem reservas nos próximos dias e optarem por alterar sua passagem voluntariamente para estes destinos alternativos poderão realizar a solicitação no mês de maio, segundo a disponibilidade. Ou, ainda, solicitar o cancelamento da passagem, deixando o valor em crédito na companhia.

Já a companhia Gol informou que os clientes podem remarcar seus voos com origem ou destino nos aeroportos do Rio Grande do Sul. Os passageiros têm a opção de deixar o valor da passagem em crédito com a companhia, sem a necessidade de pagar taxa de cancelamento, e também estão isentos da taxa de remarcação para voos da empresa.

A companhia Latam orienta que os clientes com voos de/para Porto Alegre realizem a autogestão de seus bilhetes diretamente na seção “Minhas Viagens” em latam.com, com as opções de remarcação sem custos de/para os aeroportos de Florianópolis (FLN), Caxias do Sul (CXJ) ou Jaguaruna (JJG), além do cancelamento com reembolso integral.