Nesta terça-feira (7), a Sanepar enviou cinco caminhões-pipa para o Rio Grande do Sul, cada um com capacidade para até 12 mil litros de água, para auxiliar no abastecimento do estado, onde mais de 850 mil pessoas estão sem água, especialmente em Porto Alegre, onde 85% da população foi afetada. Além disso, três reservatórios modulares foram disponibilizados, cada um com capacidade para armazenar 70 mil litros de água, equipados com sistemas que facilitam o reabastecimento. A Sanepar também enviará um engenheiro mecânico, três eletricistas e motoristas para operar esses equipamentos até que a situação se normalize.

Essa iniciativa faz parte da campanha SOS RS, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama e a Defesa Civil Estadual. A ação conjunta incluiu o envio de 190 toneladas de mantimentos e equipamentos na segunda-feira (6), com previsão de mais 300 toneladas ao longo da semana. Os quartéis do Corpo de Bombeiros e sedes das Brigadas Comunitárias continuam a receber alimentos não perecíveis. As unidades do Instituto Água e Terra também passaram a receber doações.

A Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR) e o Sindicato dos Permissionários (Sindaruc) estão mobilizando doações de alimentos secos e água, com outras entidades, para ajudar no auxílio às comunidades afetadas.

Por: Nasidi Cerqueira com supervisão de Lucian Pichetti