O cenário já começou a mudar na Rua Deputado Heitor Alencar Furtado com a chegada do outono. As mais de 850 árvores liquidâmbares da rua anunciam o avanço da estação com a mudança de coloração das folhas para um aspecto avermelhado antes de secarem completamente.

Também conhecida como a “Rua do Outono” o lugar enche os olhos de muita gente que passa na região durante os meses de abril e maio e se tornou cartão-postal da capital paranaense. Nessa última semana de abril o movimento de pessoas fotografando as árvores já está aumentando.

O fotógrafo Uriel Marques conhece muito bem a rua do outono. Ele conta que todos os anos a demanda por fotos nessa localidade aumenta durante a estação.

Enquanto se preparava para realizar um ensaio fotográfico, ele observou que nesse ano a mudança de cor está mais tardia do que em outros anos. Algumas das árvores ainda se encontram verdes neste final de abril.

O melhor período para observar as árvores totalmente avermelhadas costuma acontecer nas primeiras semanas de maio, mas quem passa pela rua já se encanta com o espetáculo da natureza.

A consultora de vendas, Saionara dos Santos, escolheu a rua para fazer o ensaio fotográfico dos 15 anos da filha.

Com pouco mais de 20 anos de plantio, essas árvores são originárias da América do Norte e podem passar de 30 metros de altura. Por não serem nativas do Paraná, acabam também chamando a atenção de quem mora por aqui. Roseleia Lopes resolveu conhecer a rua após descobrir as imagens na internet.

Apesar da beleza das fotos, a Prefeitura de Curitiba reforça para que a população tome cuidado ao circular na Rua Deputado Heitor Alencar Furtado. O local conta com uma canaleta onde circulam ônibus biarticulados da linha Centenário/Campo Comprido. Por isso o pedido é para que os registros fotográficos sejam feitos apenas da calçada.