O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/PR) anunciaram os vencedores Concurso Nacional do Memorial Erbo Stenzel. O projeto vencedor é de autoria de Luiz Felipe Sakata, de São Paulo. Além de ter a proposta implantada no Parque Vista Alegre, o vencedor receberá o prêmio de R$ 7,5 mil.

Lançado em fevereiro deste ano, o concurso resgata a memória e eterniza o talento do escultor parnanguara, um dos ícones do Movimento Paranista, cujas obras estão presentes na paisagem urbana de Curitiba. Entre elas, as esculturas do Homem Nu e da Mulher Nua, na Praça 19 de Dezembro, no Centro.

Foram recebidas 28 propostas para o Memorial Erbo Stenzel, que ficará no Parque Municipal Vista Alegre, no bairro do mesmo nome. Dotado de uma cachoeira de 7 metros que deságua em uma piscina natural, o parque tem uma flora de destaque, tendo 70% da área de cobertura vegetal onde habitam espécies da fauna nativa, como gambás, tatus, preás e cutias, além de aves como pica-paus, sabiás, corruíras e quero-queros.

Conheça mais sobre Erbo Stenzel

Nascido em Paranaguá, em dezembro de 1911, Erbo Stenzel logo veio com a família para Curitiba e começou seus estudos na Escola Alemã.

Aluno e discípulo de João Turin e Lange de Morretes, ícones do Movimento Paranista, Stenzel deixou importantes marcos referenciais da paisagem urbana de Curitiba. Entre eles, as estátuas monumentais do Homem Paranaense e a Deusa da Justiça, popularmente conhecidos como o Homem Nu e da Mulher Nua, na Praça 19 de Dezembro, com o baixo-relevo que narra as etapas históricas do desenvolvimento do Estado, no conjunto edificado pelo Centenário da emancipação do Paraná.

Também são de sua autoria as esculturas Água pro Morro – a popular Maria Lata d’Água -, nos fundos do Paço Municipal; Mulher Reclinada; o torso do Trabalhador; e os bustos do artista Poty Lazzarotto, da professora Júlia Wanderley e do escultor João Turin.

* Com informações da prefeitura