A variação de temperatura já tem refletido em aumento na procura por hospitais pediátricos. No Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, a recomendação é de que os pais também busquem o teleatendimento.

No Hospital Pequeno Príncipe, de fevereiro para março foi registrado um aumento de 151% na procura dos pronto-atendimentos. Essa elevação resultou em uma média de mais de 300 consultas diárias. Com isso, o tempo de espera no setor de emergência aumenta bastante e acaba expondo as crianças com sintomas menos graves, ao contato com pacientes de maior risco. Essa é uma das observações feitas pelo médico infectologista pediátrico, Victor Horácio de Souza Costa Júnior.

Ele indica em que situações há justificativa na procura pelo pronto-atendimento.

O ideal, segundo doutor Victor, é fazer a profilaxia. Medidas preventivas podem ajudar a reforçar a imunidade dos pequenos e a proteção contra viroses que aumentam no outono e inverno.

A recomendação é de que as visitas ao médico sejam mensais no primeiro ano de vida da criança e com o decorrer do tempo, espaçadas a cada dois meses, até que possa ser estabelecida uma consulta por ano para avaliação de saúde.