A procura por imóveis para locação tem aumentado em 2022 e ao que tudo indica, deve se manter assim até o final do ano. Um dos motivos para esse crescimento é a alta procura é o público que vem a Curitiba para estudar.

Dados do Instituto Paranaense de Pesquisa e Desenvolvimento do Mercado Imobiliário revelam que abril apresentou o maior índice de locação sobre oferta da série histórica que iniciou a sondagem em 2012.  Em junho, o índice de locações residenciais na cidade chegou ao patamar de 30,7%, ultrapassando os 29,3% de maio e ficando quase 17 pontos percentuais acima do constatado em abril de 2021, que não passou de 15%. O vice-presidente do Instituto, Leonardo Baggio, faz uma análise desse resultado.

A volta às aulas nas universidades está refletindo de maneira positiva no mercado imobiliário e nesta modalidade, a alta é de 40%. O perfil do público influencia nas características dos lugares procurados. Os estudantes preferem apartamentos com um ou dois quartos, segundo a especialista em operações imobiliárias, Lucia Shaicoski.

O mercado de vendas também está aquecido. Seja para investir ou morar, a procura por espaços compactos tende a permanecer alta até o final do ano, conforme análise de Cristiano Viana, sócio diretor da Sym Imóveis e diretor do núcleo de imobiliárias da ADEMI.

Cristiano acredita que o crescimento deve se manter estável mesmo com o cenário político atual.