As duas principais reclamações relatadas pelos consumidores ao Procon do Paraná foram relacionadas a cartões de crédito e débito e também problemas com operadoras de telefonia. Somente essas reclamações foram responsáveis por quase 30% do total de 102.659 atendimentos, com aproximadamente 29,8 mil registros, entre 1º de janeiro e 28 de junho deste ano. A maioria das reclamações foi realizada presencialmente.

Entre as demandas apresentadas pelos consumidores, conforme o Procon Paraná, o índice de resolução dos problemas registrados no órgão fica entre 75% e 80%, como explicou Claudia Silvano, diretora do Procon do estado.

Nos primeiros seis meses deste ano, o Procon recebeu quase 55 mil requerimentos pelos canais diretos. Desse total, em primeiro lugar, ficaram as ocorrências relacionados a atendimentos presenciais, com 43%; em seguida, os atendimentos on-line, com 30,5% dos registros; na sequência, os atendimentos feitos por telefone, que correspondem a 26% do total; e, por fim, um pequeno número enviado por correspondência, que equivale a 0,5% dos pedidos.

O Procon Paraná informou que o atendimento telefônico está disponível para tirar dúvidas. As reclamações devem ser registradas de maneira presencial ou pela internet, de forma on-line.

Das mais de 102 mil reclamações feitas no Paraná, 46.282, o que representa cerca de 45%, foram registradas pela plataforma consumidor.gov, do governo federal, que direciona o atendimento aos estados responsáveis.

Claudia Silvano falou em quais situações as pessoas podem procurar o Procon para fazer uma reclamação.

A diretorado Procon também deu algumas dicas para que os consumidores.

Além disso, as pessoas não devem clicar em links recebidos, seja por e-mail ou por mensagem. A orientação repassada pelo Procon é para que a pessoa digite no navegador o nome do estabelecimento, pois os links podem conter alguma alteração e, dessa forma, o golpista pode ser acesso aos dados do celular ou do computador e aplicar golpes.

Atendimento

O consumidor que tem alguma reclamação sobre o serviço ou produtos adquiridos pode fazer o registro pela internet, pelos sites consumidor.gov.br (plataforma do governo federal) ou www.procon.pr.gov.br/Faca-aqui-sua-reclamacao. Por telefone, o atendimento é pelo Disque-Procon, nos números 0800 41 1512 ou (41) 3223-1512.

Atendimento presencial na sede do órgão, na Rua Emiliano Perneta, 47, no Centro de Curitiba. O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.