A prévia da inflação em Curitiba no mês de julho ficou em 0,33%, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (25).

A principal alteração em relação as prévias anteriores foi o grupo de Alimentação e Bebidas, que teve recuo de 0,07% neste mês. A taxa mostra mudança após vários meses com altas no preço dos alimentos. Dentro desse grupo, a principal queda foi de 6,87% para tubérculos, raízes e leguminosas – seguido de hortaliças e verduras, que registraram queda 5,24%. O economista e professor na Estácio, Hugo Meza, avalia que a inflação nos alimentos cedeu, após altas desde o início do ano.

Por outro lado, houve alta de 0,70% nos transportes, com destaque para alta de 19,21% nas passagens aéreas em nível nacional, o que acaba afetando também os índices nos municípios. O mês também foi marcado por um reajuste no preço da gasolina, válido a partir de 9 de julho.

Um dos principais mecanismos que acabam afetando a alta ou baixa da inflação é a taxa de juros Selic. Desde o ano passado, o Comitê de Política Monetária autorizava quedas na taxa de juros, atualmente em 10,50%. O economista avalia que o cenário mudou e não acredita em novas reduções neste ano.

Já considerando a média nacional, o índice teve variação de 0,30% no Brasil. Segundo o IBGE, o IPCA-15 acumulou 4,45%, acima dos 4,06% observados nos 12 meses imediatamente anteriores no país.