O prazo para concluir o processo de condutores de veículos automotores para a obtenção da CNH foi prorrogado por mais um ano para todos os processos ativos até 31 de dezembro de 2023, conforme anúncio do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Estes processos haviam sido interrompidos em 2019, devido à pandemia da Covid-19. Com mais de 140 mil pessoas com fases do processo para vencer em 31 de dezembro de 2023, o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, explicou que muitos candidatos não conseguiriam finalizar as fases em tempo.

No Paraná, mais de 57 mil processos estão aptos a realizar o exame prático, que é a última etapa para a conclusão do processo. Não há necessidade de solicitar a prorrogação. A orientação é para que o candidato faça os agendamentos normalmente ao longo do próximo ano.

Mas para os processos abertos a partir de 1º de janeiro de 2024, o prazo para conclusão permanece sendo de 12 meses. Por isso, o diretor pede atenção e planejamento para que ninguém perca o prazo.

Para obter a 1ª habilitação, ou Permissão para Dirigir (PPD), o candidato deve agendar um horário em uma unidade do Detran.

SAIBA MAIS:



Também pode ir a um Centro de Formação de Condutores (CFC), apresentar documentos e comprovante de endereço, pagar a taxa, fazer a captura biométrica, foto e assinatura, agendar e fazer os exames de aptidão física e mental e avaliação psicológica individual e coletiva, se exercer atividade remunerada (EAR), e iniciar o curso teórico técnico na autoescola se for aprovado nos exames.

O candidato deve completar uma carga horária mínima de 45 horas/aula, agendar e fazer a prova teórico técnica no Detran. Se aprovado, pode iniciar o curso prático de direção veicular no CFC. Após a carga mínima de 20 horas/aula, deve agendar e fazer a prova prática de direção veicular no Detran.

O andamento do processo pode ser acompanhado pelo aplicativo do Detran, disponível para smartphones.