Quem pretende pegar a estrada neste fim de ano precisa estar com o licenciamento do veículo em dia. O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Licenciamento anual precisam ser quitados para a emissão da documentação necessária para trafegar sem problemas.

De acordo com o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), em razão das festividades de Ano Novo e a uma atualização do sistema, os horários de funcionamento das unidades serão alterados em todo o Estado durante este período.

O fechamento do departamento vai acontecer nos dias 29 de dezembro e 1º de janeiro de 2024. Após o recesso, o expediente normal será retomado no dia 2 de janeiro, como detalha o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado.

De acordo com o último levantamento feito pela Secretaria Estadual da Fazenda, até outubro 14,8% dos veículos com registro no Paraná estavam inadimplentes com o pagamento do IPVA. Já o Detran-PR informou que até o mesmo mês, cerca de 30% dos automóveis estavam com o licenciamento irregular.


SAIBA MAIS:


O coordenador de Arrecadação da Receita Estadual, Ezequiel Rodrigues dos Santos, ressalta que a inadimplência do IPVA pode levar a consequências como bloqueios de recursos e inscrição na dívida ativa.

A porta-voz da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Neocleciana Gonçalves, explica que durante as operações de fim de ano, os agentes fazem a fiscalização da documentação.

A agente reforça ainda que a viagem pode ser interrompida com a apreensão do veículo em razão da falta de pagamento do licenciamento.