Em um balanço divulgado pela Operação Verão, a Polícia Militar apontou que a perturbação de sossego teve 2.369 atendimentos no litoral paranaense, entre 15 de dezembro e 1 de janeiro. Os dados correspondem às denúncias feitas via central 190 e aplicativo da Polícia Militar do Paraná (APP190). Na temporada do ano passado, entre 17 de dezembro de 2022 e 17 de janeiro de 2023, foram 674 chamados atendidos, cerca de 350% a menos do que neste ano.

SAIBA MAIS:



Perturbar o sossego abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos é uma contravenção penal (Decreto-Lei nº 3.688) e quem se sentir perturbado pode buscar os seus direitos por meio da administração pública. A principal causa das ocorrências no litoral, segundo a Polícia Militar, é o volume alto de caixas de som ou similares, seja em locais públicos ou privados, seguido de aglomerações de pessoas com gritos excessivos. Para ser considerada perturbação do sossego, não há horário nem forma específica. Basta o som ser incômodo.

A Polícia Militar orienta que as pessoas que queiram fazer uma denúncia de perturbação do sossego utilizem o aplicativo 190 para telefone celular ou liguem 190. Além da abertura da ocorrência, é possível encaminhar fotos e vídeos para a equipe policial que fará o atendimento. À beira-mar, os veranistas podem ainda acionar qualquer viatura da PM que esteja fazendo a ronda na orla.