Acidentes graves envolvendo ônibus têm sido recorrentes nas estradas do Paraná. Somente esta semana foram duas ocorrências. A mais recente aconteceu nesta quarta-feira, com um ônibus que transportava 31 trabalhadores. O motorista perdeu o controle do veículo em uma curva, na PR-090, em Sapopema, Norte do Estado. Em seguida o ônibus caiu em uma ribanceira, de aproximadamente 25 metros, e capotou várias vezes. 11 pessoas morreram e 10 ficaram feridas.

Segundo informações, o ônibus saiu de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, e tinha como destino final a cidade de Telêmaco Borba. Os passageiros trabalhariam, durante 15 dias, em uma empresa da região.

Em outro grave acidente registrado no estado, 21 pessoas ficaram feridas na noite de terça-feira (29), em Ortigueira, nos Campos Gerais. Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um micro-ônibus da prefeitura de Apucarana teria saído da pista no km 347, da BR-376. O veículo transportava pacientes que foram trazidos para a Curitiba e retornavam à cidade de Apucarana. Dos 21 passageiros, dois foram resgatados em estado grave. Os demais tiveram ferimentos leves.

O especialista em trânsito, Celso Mariano, fala sobre as diversas possibilidades que podem levar a um acidente em rodovia.

 

Celso mariano diz legislação e fiscalização interferem diretamente no número de acidentes que acontecem nas estradas.

Ano passado, dois graves acidentes também deixaram vários passageiros feridos e mais de uma dezena de mortos. Em janeiro, um gravíssimo acidente foi registrado com um ônibus de turismo deixou 33 pessoas feridas e 19 mortos, na BR-376, próximo à Curva da Santa, em Guaratuba. Os passageiros vinham do Pará com destino a Santa Catarina, para trabalhar.

Passados quase seis, no início de julho de 2021, outro ônibus se envolveu em um acidente grave também na BR-376, no km 667, em Guaratuba. O veículo que levava o time do Umuarama Futsal deixou duas vítimas fatais depois de tombar na curva. Além disso, uma pessoa foi encaminhada em estado grave ao hospital e outras 10 ficaram feridas. A equipe seguia para uma competição em Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. Um carro e uma carreta também se envolveram no acidente.


Celso Mariano comenta que os acidentes de trânsito precisam ser levados a sério.

O brasileiro normaliza os acidentes nas estradas, comenta o especialista em trânsito.

Segundo especialista falta falar sobre trânsito nas escolas.