Todos os dias, mais de 55 mil veículos passam pelos dois sentidos do Contorno Sul, região de Curitiba, segundo estimativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A rodovia tem dois problemas crônicos principais relatados pelos usuários: pontos de congestionamento e pista em condições ruins, tanto nas faixas centrais quanto nas marginais.

O Contorno Sul é parte das rodovias BR-376 e BR-476 e tem 15 km de extensão. Começa no entroncamento com dois pontos da BR-116, a Linha Verde e a estrada que vai para Fazenda Rio Grande, e vai até a região do Campo Comprido, onde encontra a BR-277 em direção a Ponta Grossa.

A nova concessão do pedágio, a princípio, deve trazer melhorias, já que o trecho foi incluído no Lote 1, leiloado no ano passado. Agora é de responsabilidade da Via Araucária.

Segundo Hugo Martins Pereira, mestre em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial e professor da Universidade Positivo (UP), é necessário um olhar também para as vias marginais do Contorno Sul.

Coronel Sérgio Malucelli, presidente da Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar), e coordenador do G7, lembra que as obras de grande porte devem acontecer após o terceiro ano de contrato da concessão, que iniciou neste ano.

De acordo com o contrato de concessão, serão implantadas duas faixas adicionais em ambos os sentidos do Contorno Sul, deixando a rodovia com quatro faixas de rolamento em cada sentido. Também serão alargadas as vias marginais existentes e implantadas novas, próximo ao trevo do Tatuquara.

Está prevista também a construção de quatro novas trincheiras, na altura da Rua João Bettega, da Rua Álvares de Azevedo, da Rua Theodoro Locker e da Rua Benedito Carollo. A rodovia terá seis novas passarelas, sendo duas delas próximas à unidade da New Holland, uma na altura da Rua Bronislau Sitorski, uma entre as ruas Francisco Szurek e Dr. Ivan Ferreira do Amaral, uma na altura da Rua Cidade de Campos Novos, e a última entre a rua do Semeador e Rua Juarez Bertolini.

Também serão implantadas ciclovias em ambos os sentidos do contorno entre o trevo para Campo Largo e o trevo para Araucária, em uma extensão de 13,7 km.