No próximo dia 22 de julho, Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, uma caminhada vai reunir a sociedade e autoridades no combate à violência contra a mulher e em memória das vítimas de feminicídio em todo o Paraná. A ação, batizada de Caminhada do Meio-Dia, será realizada em Curitiba e, simultaneamente, em outras cidades do Estado. Na capital, os participantes sairão da Praça Santos Andrade em direção à Boca Maldita. O ponto de encontro será na praça, às 11h30.

Segundo a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, é preciso dar voz às mulheres que passam por violência.

A secretária comenta a realidade do Paraná sobre a violência contra as mulheres.

No Paraná já foram registrados mais de 100 mil boletins de ocorrência de violência contra a mulher e 30 mil de violência doméstica entre janeiro e maio deste ano, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). Em Curitiba os números de violência doméstica contra a mulher chegaram a 3,8 mil no mesmo período.

No ano passado, foram 232 mil casos de violência contra a mulher e mais 76.706 de violência doméstica contra a mulher. Nos últimos 5 anos foram mais de 1 milhão de atendimentos em razão destes tipos de crime no Paraná.

A denúncia pode ser feita no momento em que a violência estiver ocorrendo pelos números 153 da Guarda Municipal ou 190 da Polícia Militar.